História do Basquete

A história do basquete começou no século passado. O basquete foi criado em 1981 por James Naismith, um professor canadense que dava aulas de educação física em Springfield, Massachusetts(EUA), e hoje é um dos esportes mais populares do mundo. O esporte surgiu de um grande improviso. O professor Naismith, desafio os alunos a acertarem uma bola de futebol dentro de um cesto de pêssegos pendurados em uma sacada. Os arcos de metal foram implantados em 1893 e, apenas depois disso, a bola de futebol foi substituída pela bola especifica para o esporte.

James Naismith, criador do basquete.

O primeiro jogo foi realizado em 20 de Janeiro de 1892. Foram formadas duas equipes da Associação Cristã de Moços de Springfield, local onde o professor Naismith dava aulas, este jogo foi interno e não houve público. No dia 11 de Março do mesmo ano a Associação planejou um jogo para que espectadores de fora da Associação pudessem assistir. O jogo foi realizado entre os alunos e professores da Associação, que neste caso foi vencido pelo placar de 5 a 1 a favor dos alunos. Aproximadamente 200 pessoas assistiram ao jogo.

A hegemonia do basquete ainda esta no poder dos Estados Unidos. Em 2010 a seleção masculina de basquete conquistou o campeonato mundial de basquete. No mesmo campeonato a equipe feminina também se sagrou campeã. Em 2012 nos Jogos Olímpicos de Londres, as seleções masculina e feminina de basquete dos Estados Unidos tornaram-se campeãs.

EUA, o melhor time de basquete do mundo.

O basquete foi trazido para o Brasil em 1984, pelo professor de artes Augusto Shaw. A princípio as mulheres aprovaram o esporte de imediato, dificultando a prática masculina, já que naquela época o os homens ainda eram muito machistas. Outro fator que dificultou a novidade que Charles Miller trouxe para Brasil, e que em pouco tempo se propagou e caiu na aceitação do povo brasileiro. Demorou um pouco, mas Augusto Shaw conseguiu convencer os jovens que o basquete não era um esporte feminino e em 1896 conseguiu montar a primeira equipe do Mackenzie College.

Com a exportação de jogadores brasileiros para maior liga de basquete do mundo a  NBA e um novo formato de Liga criada em 2009, Novo Basquete Brasil (NBB), o basquete brasileiro conseguiu reconquistar e conquistar novos e velhos fãs respectivamente, principalmente, no interior das cidadãs da região sudeste do Brasil.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.3/5 (3 votes cast)
História do Basquete, 3.3 out of 5 based on 3 ratings

Tags: , , , , , ,


Participe. Deixe seu comentário: